Timing!
![]() |
| Imagem retirada do flickr de Elise Muller |
Vai por mim. As vezes você não vai saber e não vai valer a pena passar por cima da dúvida sem que você a convença. Ou melhor, SE convença. Se não sabe o que fazer a questão está resolvida: espere. Não desrespeite a si mesmo fazendo escolhas que o farão se arrepender depois.
É claro que se sua questão é medo e não a falta de certeza, corra o risco! Se fizer isso, são 3 as possibilidades: (1) Pode ser que as coisas deem errado e você tenha que recomeçar de um outro jeito, (2) talvez tudo ocorra exatamente como você planejou, ou (3) pode ser melhor do que você poderia ter imaginado! Em todos os casos você aprenderá alguma coisa. No 1º a se planejar melhor, no 2º ter ciência de que um bom planejamento dá certo e no 3º que mesmo o planejamento antecipado pode trazer algo que "sai" dos planos e isso não é necessariamente ruim. Porém, o que quero salientar é que precisa existir uma CERTEZA para o risco.
Para ilustrar: digamos que você trabalhe em uma empresa e de repente recebe a proposta de uma promoção num cargo em que terá muito mais responsabilidade. Nesse caso, o medo pode aparecer, mas talvez você esteja convencido de que aceitar o emprego será a melhor decisão. Então escolhe aceitar e com o tempo o medo inicial se dissipa. No entanto, se ao receber a proposta você perceber que não está qualificado para aquele exercício e vier a dúvida de aceitar ou não apenas porque "o salário é bom", hesite. É melhor esperar o seu timing. Caso contrário, sua falta de habilidade e conhecimentos poderão comprometer o trabalho de todos e talvez a própria empresa.
A gente também é feito de tempo. É bom correr atrás das oportunidades, mas também é bom questioná-las quando aparecerem. Isso vale pra tudo na vida, especialmente nos relacionamentos com as pessoas ao redor de nós. Mas isso já é matéria para um próximo texto. ;)

Comentários
Postar um comentário